Entre janeiro e outubro de 2025, a PolÃcia Civil do Amazonas (PC-AM) contabilizou 1.468 registros de crimes contra pessoas idosas no estado. Os dados são da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI).
Entre os crimes mais frequentes estão ameaça (440 ocorrências), injúria (399), discriminação (227), violência psicológica (160), omissão de assistência (124) e apropriação de bens do idoso (118).
Segundo informações da delegacia, a maioria dos casos está relacionada a conflitos familiares, nos quais filhos ou responsáveis deixam de oferecer o suporte necessário ao idoso. Nesses casos, a DECCI realiza uma triagem inicial e encaminha os processos à Defensoria do Idoso, que analisa as responsabilidades e pode aplicar medidas legais, como multas, em caso de descumprimento das obrigações.
LEIA TAMBÉM: Funati abre vagas curso gratuito de informática para idosos; Inscrições nesta terça (30)
Ainda de acordo com a delegacia, o número de atendimentos realizados é superior ao de boletins registrados, uma vez que muitos casos resultam em orientações ou acordos extrajudiciais, sem necessidade de formalização.
A PolÃcia Civil orienta que denúncias de crimes contra idosos podem ser feitas em qualquer delegacia, na sede da DECCI (bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus), ou pelos telefones 197 e (92) 3667-7575, além do 181, canal da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).