O estado do Amazonas recebeu 32 unidades do antÃdoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por ingestão de metanol. A entrega faz parte da primeira remessa do medicamento enviada pelo Ministério da Saúde, que chegou ao Brasil nesta quinta-feira (9), com um total de 2.500 ampolas recebidas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Apesar de não haver, até o momento, registros de casos suspeitos no Amazonas, o estado foi incluÃdo na distribuição preventiva do medicamento. Segundo o Ministério da Saúde, a medida visa reforçar a capacidade de resposta em todo o paÃs diante do risco representado por bebidas adulteradas com metanol.
Do total recebido pelo Brasil, 1.500 unidades começaram a ser distribuÃdas no mesmo dia, com prioridade para São Paulo, onde foram confirmados os maiores números de intoxicações. Outros estados com registros da substância em bebidas, como Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná, também receberam parte das doses. As mil unidades restantes serão mantidas como reserva estratégica nacional.
LEIA TAMBÉM: Operação fiscaliza distribuidoras de bebidas em Manaus para coibir uso de metanol
Além do fomepizol, o Amazonas deve receber, nas próximas semanas, parte das 12 mil ampolas de etanol farmacêutico doadas pela indústria Cristália. O etanol pode ser administrado como alternativa inicial ao fomepizol, especialmente antes da confirmação laboratorial da presença de metanol no organismo.
Para reforçar a fiscalização, cerca de 5 mil agentes da vigilância sanitária, das forças de segurança e do Ministério da Agricultura estão sendo capacitados para atuar na identificação de bebidas clandestinas e prevenir novos casos em todo o território nacional.