O veterinário Amauri Gomes (União Brasil) tomou posse, nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Manaus prometendo reforçar as pautas de proteção animal. O novo vereador assume a vaga deixada pelo primeiro suplente do União Brasil, Caio André, que renunciou ao cargo para continuar no comando da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa Cultura (Sec).
Com 7.778 votos nas eleições de 2024, Amauri ficou entre os 30 vereadores mais votados proporcionalmente na capital amazonense, mas obteve apenas a segunda suplência, atrás da titular, professora Jacqueline Pinheiro, e de Caio André, que foi presidente da CMM até dezembro do ano passado, mas não conseguiu se reeleger. Jacqueline se licenciou da CMM para assumir a vaga de deputada estadual no lugar da agora secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc.
“Com mais de 200 mil seguidores em suas redes sociais, Amauri Gomes é médico-veterinário, tem 33 anos e é ativista ambiental. Realizou mais de 750 resgates de animais vítimas de maus-tratos e abandonos em Manaus, já fez mais de 150 denúncias de degradação ambiental, desmatamento e queimadas na Amazônia, conseguiu com que mais de 50 pessoas respondessem inquéritos policiais e pagassem na justiça por danos causados ao meio ambiente e animais”, diz nota com o perfil dele divulgada pela assessoria.
Na CMM, ele formará ao lado de Kennedy Marques (MDB) e Aldenor Lima (União Brasil) a “bancada dos cães e gatos”, que trabalham pautas de defesa dos direitos dos animais.