O médico-veterinário e ativista ambiental Amauri Gomes (União Brasil) toma posse como vereador de Manaus, nesta terça-feira (21), às 9h, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal. A cerimônia será aberta ao público e marca o aumento da bancada dos cães e gatos, que já conta com os vereadores Aldenor Lima (União) e Kenedy Marques (MDB).
Amauri assume a vaga após uma movimentação interna no União Brasil. Ele foi o segundo suplente mais votado da legenda nas eleições municipais de 2024, com 7.778 votos. A cadeira ficou disponível após a vereadora Professora Jacqueline tomar posse como deputada estadual no lugar de Joana Darc, que assumiu a secretaria de Proteção Animal.
O primeiro suplente de Jacqueline, Caio André assumiu o cargo na última sexta-feira (17), mas renunciou no mesmo dia para continuar à frente da Secretaria de Cultura do Estado.
Aos 33 anos, Amauri Gomes se destaca por sua atuação em defesa dos animais e do meio ambiente. Já realizou mais de 300 resgates de animais vítimas de maus-tratos ou abandono em Manaus e foi responsável por mais de 150 denúncias de crimes ambientais, como desmatamento e queimadas.
Conforme o novo vereador, o trabalho dele já resultou na responsabilização judicial de mais de 50 infratores. Com forte presença nas redes sociais, Amauri acumula mais de 200 mil seguidores que acompanham suas ações e denúncias.