O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (09/09), investimentos e entregas para fortalecer os setores primário e social de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus). As ações de liberação de crédito, regularização de trabalhadores rurais e entregas de implementos agrícolas devem garantir o desenvolvimento socioeconômico do município da calha do Purus. Durante a agenda, o governador também realizou a entrega de ajuda humanitária para 1,5 mil famílias atingidas pela estiagem, marcando a primeira ação em resposta à seca deste ano.
“Isso é fundamental porque quem está no interior tem disposição para trabalhar, mas quer oportunidade. E o Governo, juntamente com a prefeitura, tem as condições necessárias para dar essas oportunidades, como acesso ao crédito, implementos agrícolas, financiamento, como o Crédito Rosa. É a mão amiga do Estado que tem chegado aqui no interior”, declarou Wilson Lima.
LEIA TAMBÉM: Shopping lança campanha gastronômica com pratos em dobro
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), repassou R$ 1,2 milhão em crédito rural a pescadores artesanais de Canutama.
Durante a ação no município, Wilson Lima entregou um motor de popa 15 HP e 17 canoas de alumínio, viabilizados pelo Idam em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Posteriormente, os demais equipamentos serão repassados, totalizando 96 beneficiários.
Por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) também foi realizada a entrega de um triciclo, uma bajara com motor, somando investimento de R$ 50 mil em recursos para beneficiar os produtores rurais do município.
O implemento entregue pelo governador visa facilitar o escoamento da produção dos produtores rurais do município, como é o caso do produtor Francisco Antônio da Silva, 42, que destacou os benefícios garantidos com as entregas realizadas.
“É de grande importância esse material para nós trabalharmos, porque nós somos manejadores e quando tiramos o peixe tem que carregar no lombo. Então, o triciclo vai agregar muito ao nosso trabalho. É muito importante o Governo do Estado fazer essa iniciativa, porque antes não tínhamos essa oportunidade”, afirmou o produtor.
O Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entregou cinco aeradores a piscicultores e 10 kits roçado para trabalhadores rurais de Canutama. A iniciativa integra as ações que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da produção rural no município.
Durante o evento, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Wilson Lima também realizou a entrega simbólica de 10, dos 53 kits de seringueiros que serão enviados para 18 comunidades da Reserva Extrativista (Resex) de Canutama e da Floresta Estadual de Canutama.
A iniciativa integra o Programa Floresta em Pé, uma cooperação financeira entre os governos do Brasil e da Alemanha, com recursos do Banco de Desenvolvimento KfW. O programa é gerido pela Sema e executado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

