As inscrições para o Programa TEAtivo seguem abertas até o dia 30 de setembro, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus). A iniciativa, voltada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 6 a 18 anos, oferece práticas esportivas adaptadas e será oficialmente inaugurada na capital amazonense no dia 1º de outubro, em cerimônia com representantes do Ministério do Esporte, da Apae Manaus e da Apae Brasil.
Na ocasião, também será realizado o lançamento do programa e o treinamento para os professores contratados. O TEAtivo é uma iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) e as Apaes locais, financiada pela Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto contempla as sete capitais da região Norte: Manaus (AM), Belém (PA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Palmas (TO).
As inscrições dos interessados em participar das atividades esportivas poderão ser realizadas até às 16h da próxima terça-feira (30/09) na Apae Manaus, localizada na avenida Ivanete Machado, s/nº, conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10.
LEIA TAMBÉM: Atleta do Amazonas conquista dois ouros no Troféu Norte
Em Manaus, serão ofertadas as modalidades de atletismo, capoeira, futsal e natação, com 120 vagas disponíveis. As atividades e avaliações serão realizadas nas estruturas da Apae Manaus, em ambiente seguro e adaptado para atender às necessidades dos participantes.
Segundo a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, a chegada do TEAtivo representa um avanço para a cidade. “Estamos muito felizes em receber o TEAtivo em Manaus. Esse projeto vai garantir inclusão, desenvolvimento e qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes com autismo, além de oferecer suporte para as famílias. É uma conquista significativa para toda a comunidade”, afirmou.
No dia 1º de outubro, será realizado o Curso de Capacitação para Formação dos Professores do Programa TEA Ativo Norte, a partir das 8h30, no Hotel Express Vieiralves (Rua Rio Ituxi, nº 95, bairro Nossa Senhora das Graças). A formação vai reunir professores e profissionais de educação física das sete capitais da região Norte, com o objetivo de aprimorar competências e metodologias inclusivas.
De acordo com a APAE, o ingresso dos participantes será feito mediante avaliação inicial, baseada em técnicas e padrões internacionais de diagnóstico e acompanhamento do TEA. Com base nessa análise, será elaborado um plano individualizado de desenvolvimento, respeitando as necessidades e potencialidades de cada aluno.
Para garantir a qualidade da iniciativa, o programa prevê a seleção e capacitação de 30 profissionais, entre professores, gestores e especialistas. A formação terá etapas presenciais e à distância.