A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu oficialmente a posse dos terrenos da antiga Alfândega, no Centro de Manaus, e do extinto balneário Selva Park, localizado no bairro da Paz, Zona Centro-Oeste da capital. A cessão foi feita pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e integra o plano de expansão da universidade.
O anúncio foi feito pelo reitor da UEA, André Zogahib, durante cerimônia de posse de diretores e coordenadores da instituição, realizada nesta sexta-feira (19). A doação contou com apoio do deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) e tem como objetivo ampliar a infraestrutura da universidade, além de reduzir custos operacionais.
LEIA TAMBÉM: Hemoam e UEA lançam edital para mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia
O prédio da Alfândega, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM), será destinado à Escola de Artes e Turismo. O local será utilizado para atividades acadêmicas e culturais, como exposições e mostras, voltadas a alunos da capital e do interior.
Já o terreno do Selva Park, com área de 142 mil metros quadrados, será usado para construção de um mini campus. A universidade pretende transferir para o novo espaço unidades atualmente instaladas em prédios alugados.
Segundo o reitor, a transferência dos imóveis não terá custos para a UEA. Os trâmites legais estão em fase final, mas ainda não há data prevista para o início das obras.