Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Tarifa social: Silas vota contra benefício para os mais pobres
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Tarifa social: Silas vota contra benefício para os mais pobres
Política

Tarifa social: Silas vota contra benefício para os mais pobres

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/09/18 at 2:18 PM
Tabajara Moreno 2 horas atrás
Compartilhe
Silas Câmara cassado abre vagas para novos deputados
Compartilhe

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) foi o único da bancada do Amazonas que votou pela retirada de pauta da Medida Provisória 1300/25, que amplia o alcance da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e beneficia, segundo o Ministério das Minas e Energia 115 milhões de brasileiros, que terá redução ou isenção na cobrança da conta de energia.

O texto, cuja vigência se encerrava às 24h desta quarta-feira (17), foi aprovado na Câmara por de 22h30 e logo em seguida foi aprovado no Senado e deve ir hoje a sanção do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Na Câmara, contudo, 118 deputados votaram para tirar o texto da pauta para que ele perdesse a validade, o que tiraria um benefício considerado importante para uma fatia expressiiva da população. Sila Câmara não comentou a decisão dele de votar a favor da retirada de pauta deste projeto.

Como funcionará o benefício:

A nova regra sobre a tarifa de energia entrou em vigor em 5 de julho e se aplica a todos os consumidores de baixa renda inscritos no CadÚnico com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo ou a família que tenha integrante contemplado com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No entanto, diferentemente de como é hoje, haverá tarifa zero para o consumo até 80 kWh/mês. Acima desse consumo, não haverá desconto.

Atualmente, existem descontos escalonados para faixas maiores: 65% de desconto no consumo até 30 kWh/mês; 40% de desconto na faixa de 31 a 100 kWh/mês; e 10% no consumo de 101 a 220 kWh/mês.

Para famílias indígenas e quilombolas que atendam às condições, a isenção de tarifa passa do consumo máximo de 50 kWh/mês para os mesmos 80 kWh/mês.

Ambas as isenções continuam a ser bancadas pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que recebe vários pagamentos de encargos setoriais repassados em parte nas contas de luz.

Como a isenção cheia passa a beneficiar mais pessoas, a diferença será coberta por todos os outros consumidores com encargo da CDE incidente na fatura de energia.

Assim, a partir de 1º de janeiro de 2026, as famílias com renda mensal por pessoa de meio a um salário mínimo e inscritas no CadÚnico terão isenção do pagamento das quotas anuais da CDE em contas com consumo mensal de até 120 kWh. A isenção da CDE será para uma única unidade consumidora.

Com informações da Agência Câmara

Leia também

TJAM julga constitucionalidade de privilégio de advogados

Justiça cobra transparência nos gastos do Passo a Paço

Cinco deputados do AM votaram a favor da PEC da Blindagem

Ação da Polícia Federal contra garimpo ilegal é alvo de senadores e Defensoria do AM

Tensão marca audiência pública da Reforma Previdenciária em Manaus

Termos Câmara Federal, MME, Silas Câmara, Tarifa Social de Energia
Tabajara Moreno 18/09/2025 18/09/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Mortes em Manaus neste fim de semana Homem é morto a facadas no Amazonas; irmão é principal suspeito
Próximo Artigo Show de fogos de artifício e multidão no festival Sou Manaus Passo a Paço. Justiça cobra transparência nos gastos do Passo a Paço
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.