O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), deu mais um passo, nesta quarta-feira (03/09), no sentido de se tornar mais conhecido do grande público – postura que adotou desde o início deste ano – e escreveu um longo artigo no site da emissora CNN Brasil defendendo ideias de soberania local e acusando o completo desconhecimento que o poder central, em Brasília, tem da região amazônica.
“O Brasil fala da Amazônia como se ela fosse uma ideia. Um símbolo, uma floresta, um pulmão. Mas a Amazônia não é um conceito. É uma realidade — com gente dentro. Gente que nasce, trabalha, adoece, sonha, cria filhos e espera por um país que ainda não a reconhece por inteiro”, escreveu Tadeu de Souza logo no início do texto.
LEIA TAMBÉM: Reforma da Previdência quer mais tempo para aposentadorias
Tadeu de Souza reclamou também que o Estado, o mais preservado da Federação, passa longe do centro das decisões nacionais por conta de históricos problemas de logística que relegam o povo a usar internet de má qualidade, rede de saúde deficiente, entre outros problemas.
“O mesmo país que desenvolve soluções para o semiárido nordestino ou para os pampas do Sul precisa, com a mesma urgência, investir em políticas sob medida para a Amazônia. E isso só acontecerá quando houver disposição real de entender nossas especificidades”, escreveu.
No artigo, Tadeu de Souza também reforçou que o Brasil precisa conhecer a Amazônia de perto e não de forma superficial para só assim entender a relevância social de uma estrada como a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).