Um homem foi preso na segunda-feira (22), em Manaus, sob suspeita de participação em um grupo criminoso que utilizava cartões de crédito clonados para realizar compras eletrônicas de alto valor. A prisão foi efetuada por equipes do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e a identidade do suspeito não foi divulgada.
Segundo o delegado Cícero Túlio, responsável pela investigação, o grupo adquiria dados de cartões de crédito por meio de plataformas da deepweb e utilizava redes sociais para entrar em contato com empresas e efetuar as compras. As transações eram realizadas por links enviados por aplicativos de mensagens. Os produtos comprados eram recolhidos por motoristas de frete, contratados para transportar as mercadorias até os membros do grupo.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por suspeita de liderar organização criminosa no Centro de Manaus
As compras realizadas ultrapassavam o valor de R$ 50 mil, de acordo com a Polícia Civil. Em uma operação anterior, realizada em março deste ano, a polícia recuperou mais de uma tonelada e meia de produtos de limpeza adquiridos com cartões clonados. Na ocasião, um homem foi preso em flagrante com impressoras industriais avaliadas em cerca de R$ 80 mil.
Outro suspeito foi preso em julho, também em Manaus. A prisão mais recente ocorreu na rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Tancredo Neves, zona leste da cidade.
O homem detido responderá por estelionato, associação criminosa e falsidade ideológica. Ele permanece à disposição da Justiça.