Parlamentar informou que vai procurar a direção geral do órgão para repassar os relatos de abusos
O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) denunciou, nesta terça-feira (30), a atuação de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em comunidades da calha do Rio Purus, no Amazonas. O parlamentar recebeu denúncias de pescadores artesanais da região e disse que os relatos apontam um tratamento pior aos trabalhadores do que o destinado a narcotraficantes.
“Eu não posso aceitar isso de forma passiva. E eu estou aqui hoje para denunciar e buscar a direção do ICMBio. Para quê? Para que o pescador e a pescadora artesanal, que não está cometendo crime nenhum, possa ter o direito de garantir o seu sustento, da sua família, e oferecer para a população de toda aquela região, esse que é o principal alimento do Amazonense, que é o peixe”, afirmou o parlamentar amazonense durante discurso na tribuna da Câmara.
LEIA TAMBÉM: MPAM e Ouvidoria da Mulher apuram caso de vereadora Betinha
Na ocasião, Sidney Leite elogiou lideranças locais. Citou o vereador Neguinho da Z13, de Itacoatiara, destacando seu “trabalho excepcional, que vai da assistência, do acompanhamento e do suporte aos pescadores e pescadores daquele município”. Ele também citou a presidente da Colônia Z11 de Lábrea, Zeina Duarte. “É uma guerreira determinada, que faz um trabalho extraordinário, com a sua sensibilidade, mas, acima de tudo, com a sua capacidade de articulação e vencer desafios”.