O Sicredi atingiu o marco de 3 mil agĂȘncias no paĂs. Os pontos de atendimento estĂŁo distribuĂdos em mais de 2,1 mil municĂpios, em todas as regiĂ”es do Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a proximidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua. Atuando em sistema, com mais de 100 cooperativas, a instituição contabiliza mais de 9 milhĂ”es de associados, e tem planos de expansĂŁo arrojado.
A projeção Ă© que em 2025 sejam inaugurados 270 espaços fĂsicos, com investimento estimado em mais de R$ 310 milhĂ”es. Em 10 anos, o Sicredi abriu mais de 1,5 mil agĂȘncias, resultando em um crescimento superior a 110% desde 2014. âNo Sicredi, as agĂȘncias sĂŁo ambientes de relacionamento, acolhimento e orientação. O marco de 3 mil agĂȘncias vai alĂ©m de um dado numĂ©rico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidadesâ, afirma CĂ©sar Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.
LEIA TAMBĂM: âQualifica +â abre seleção para organizaçÔes promoverem cursos
Segundo ele, as cooperativas seguem investindo para que cada agĂȘncia seja um ativo estratĂ©gico, capaz de gerar impacto positivo nos locais onde o Sicredi estĂĄ presente, fortalecer vĂnculos e promover o crescimento local. Presente fisicamente em todos os estados e no Distrito Federal, a cooperativa financeira tem ampliado sua atuação, levando soluçÔes financeiras acessĂveis e personalizadas a municĂpios de diferentes portes.
Os espaços estĂŁo distribuĂdos tanto em grandes centros urbanos, incluindo todas as capitais brasileiras, quanto em cidades pequenas. Em mais de 200 municĂpios, o Sicredi Ă© a Ășnica instituição financeira com presença fĂsica, estando em algumas cidades com menos de 2 mil habitantes.
O Sicredi chegou ao Amazonas em 2020 e desde entĂŁo, tem ampliado sua presença no estado. Atualmente sĂŁo nove agĂȘncias, espalhadas por sete municĂpios, responsĂĄveis pelo atendimento de mais de 24,5 mil de associados, com dados atualizados em agosto. Com relação aos grandes nĂșmeros, no 1° semestre deste ano, os ativos somaram R$ 339,7 milhĂ”es, alta de 22% em relação ao mesmo perĂodo de 2024. O volume de depĂłsitos tambĂ©m cresceu 42%, alcançando R$ 181,3 milhĂ”es. A carteira de crĂ©dito chegou a R$ 302,8 milhĂ”es, um aumento de 10% sobre o ano anterior, na mesma base comparativa.
“No inĂcio do segundo semestre começamos a operar com nossa nova agĂȘncia na Cidade Nova, ampliando ainda mais nossa presença na capital. Nosso crescimento no Amazonas Ă© consistente porque somos uma instituição financeira parceira, para ajudar a investir e para desenvolver. Buscamos uma sociedade que gere lucros e impulsione o desenvolvimento das regiĂ”es em que chegamos. O Sicredi estĂĄ aqui para ser parceiro de primeira hora de quem quer produzir e gerar riquezas porque temos o compromisso com o apoio financeiro, a proximidade e as soluçÔes para que cada projeto tenha as condiçÔes necessĂĄrias para prosperarâ, enfatizou o gerente Regional de Desenvolvimento de NegĂłcios da cooperativa Sicredi Vale do Cerrado MT/AM, Rudinei Kronbauer.
O impacto positivo da presença do Sicredi
A atuação do Sicredi por meio das suas agĂȘncias gera impactos concretos nas comunidades. Uma pesquisa conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas EconĂŽmicas (Fipe), demonstra que a presença das cooperativas de crĂ©dito tem efeitos diretos no avanço econĂŽmico e social dos municĂpios. Os dados apontam que, nas cidades onde hĂĄ essas instituiçÔes, hĂĄ incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego e de 15,6% no nĂșmero de estabelecimentos comerciais.
Ao mesmo tempo que expande fisicamente, o Sicredi tambĂ©m investe em soluçÔes digitais, fortalecendo o conceito âfisitalâ â a integração entre canais fĂsicos e digitais. Paralelamente Ă abertura de novas agĂȘncias, segue investindo fortemente no autosserviço digital, que jĂĄ concentra mais de 96% das transaçÔes realizadas pelos associados e recebe Ăłtimos feedbacks nas lojas de aplicativos. SĂŁo canais complementares, que buscam atender cada associado no que ele precisa para organizar suas finanças pessoais ou as de seus negĂłcios.
âNo Sicredi, a agĂȘncia nĂŁo Ă© um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, inclusive alĂ©m do espaço fĂsico, como em visitas, feiras e eventos da comunidade. Ă sobre estar junto de fatoâ, acrescenta CĂ©sar Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.