Durante o feriado prolongado da Semana da Pátria, que inclui o dia 5 de setembro (Elevação do Amazonas à Categoria de Província) e o dia 7 de setembro (Independência do Brasil), os serviços essenciais no Amazonas continuarão operando em regime especial. O Governo do Estado informou que áreas como saúde, segurança e cidadania manterão atendimento à população.
Na área da segurança, as centrais de flagrantes dos Distritos Integrados de Polícia (1º, 6º, 14º e 19º DIPs) e delegacias especializadas funcionarão em regime de plantão 24 horas. A Polícia Militar atuará com policiamento regular em Manaus, e o Corpo de Bombeiros permanecerá de prontidão para emergências.
No setor de saúde, as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual estarão abertas 24 horas. Isso inclui prontos-socorros, SPAs, UPAs, maternidades e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental. No interior, hospitais funcionarão em regime de plantão, com suporte de ambulâncias e UTI aérea. Atendimentos eletivos em CAICs, CAIMIs e Policlínicas estarão suspensos até segunda-feira (8).
LEIA TAMBÉM: Comércio de Manaus terá horário diferenciado no feriado de Corpus Christi
Serviços da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), como o Mutirão da Cidadania e emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), funcionarão para atendimentos previamente agendados nos PACs. Serviços do Procon-AM, Receita Federal e Afeam também seguirão disponíveis.
A Secretaria de Política para Mulheres manterá o funcionamento do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) e da Casa Abrigo, ambos com atendimento 24h.
As unidades do programa Prato Cheio não funcionarão no dia 5, e no sábado (6) apenas as cozinhas populares abrirão. Os sete Centros de Convivência também estarão fechados, retornando na segunda-feira (8).
Fundações de saúde como Hemoam, FCecon, FMT-HVD e FHFM manterão apenas os atendimentos de urgência. Coletas de sangue no Hemoam ocorrerão na sexta (5), mas serão suspensas no sábado (6) para manutenção.
Serviços do Detran-AM e escolas da rede estadual permanecerão fechados durante o feriado, com retorno marcado para segunda-feira (8).