Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Segunda fase da Reforma Tributária será votada na quarta-feira
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Segunda fase da Reforma Tributária será votada na quarta-feira
Política

Segunda fase da Reforma Tributária será votada na quarta-feira

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/09/22 at 3:56 PM
Tabajara Moreno 3 horas atrás
Compartilhe
Eduardo Braga fala da reforma tributária
(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Compartilhe

A dois dias da votação final do projeto que regulamenta a segunda parte da Reforma Tributária, que deve acontecer na quarta-feira (24), o relator da matéria, o senador Eduardo Braga (MDB) ainda estuda a inclusão de sete emendas apresentadas por senadores.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 108-2024 foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta regula o Comitê Gestor que vai administrar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), permitindo a implementação de um período-teste já em 2026, conforme estabelecido em outras fases da regulamentação da reforma.

O texto chega ao Plenário com um pedido de urgência aprovado pela CCJ. Até a manhã desta segunda-feira (22), o PLP 108/2024 havia recebido emendas de Plenário, que ainda estão pendentes de parecer. Se alguma dessas emendas for aprovada pelo Senado, o texto retorna à Câmara dos Deputados.

A proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Também cria o Comitê Gestor, órgão especial para coordenar o IBS, novo tributo que unificará o ICMS (principal imposto estadual) e o ISS (principal imposto municipal).

A proposta aprovada na CCJ prevê duas novidades no sistema tributário nacional:

  • Uma associação pública entre o Comitê Gestor e a Receita Federal do Brasil, para permitir a gestão compartilhada entre o IBS e a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A CBS é um tributo federal que substituirá o PIS, Cofins e IPI. IBS e CBS são duas faces de um mesmo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), tipo de tributo cobrado sobre o consumo;
  • A Câmara Nacional de Integração do Contencioso Administrativo do IBS e da CBS, que julgará conflitos sobre normas de ambos os tributos.

Leia também

Nova cara do PCdoB, Yan Evanovick revela prioridades para 2026

Para reduzir acidentes, vereador propõe faixa exclusiva para motos

PCdoB elabora estratégia eleitoral sem Vanessa Grazziottin

Zé Ricardo e Marcelo Ramos querem Vanda Witoto no PT

TJAM julga constitucionalidade de ‘privilégio’ a advogados presos

Termos Comitê Gestor IBS, reforma tributária, Senado
Tabajara Moreno 22/09/2025 22/09/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Fies abre nova chamada para oferta de vagas remanescentes
Próximo Artigo Nova cara do PCdoB, Yan Evanovick revela prioridades para 2026
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.