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Cidades

Falta d’água no Viver Melhor rende multa de R$ 637 mil à Águas de Manaus

Redação
Atualizado em 2025/09/09 at 6:44 PM
Redação 5 horas atrás
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Prédio residencial no programa Viver Melhor, com sinais de falta d'água e possível multa.
Prédio no programa Viver Melhor, em Manaus, possivelmente afetado por falta d'água. Multa de R$ 637 mil à Águas de Manaus. (FOTO: divulgação)
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A empresa Águas de Manaus foi multada em R$ 637,2 mil pela ocorrência frequente de desabastecimento de água no residencial Viver Melhor 1 e 2, no bairro Lago Azul, na zona Norte da cidade. 

Conforme a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Ageman), os problemas de falta d’água na localidade vem sendo acompanhados desde março, quando a empresa foi notificada a apresentar medidas com o objetivo de regularizar o abastecimento para as mais de 1.700 famílias que moram no residencial.

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Nas vistorias realizadas pela equipe técnica da Diretoria de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman foram identificadas diversas não conformidades graves como desabastecimento frequente e prolongado, além de baixa pressão generalizada nas redes de distribuição, comprometendo a qualidade e a regularidade do serviço aos usuários.

Após a notificação do órgão regulador, a concessionária chegou a realizar diversas intervenções, entre elas a instalação de dois reservatórios provisórios, fez a limpeza e testes de vazão no poço que atende ao residencial, e implantou obras de extensão de rede. No entanto, as providências adotadas não foram capazes de solucionar o problema de forma definitiva e a localidade tem recebido diariamente reforços com o auxílio de carro-pipa.

Diante da continuidade dos problemas de desabastecimento, a gravidade das falhas, a duração prolongada do problema e a extensão coletiva do dano causado aos usuários, a Ageman emitiu o auto de infração que resultou na aplicação da multa.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, explica que mais do que multar, é necessário que a empresa resolva o problema. “Nós queremos que os usuários sejam atendidos todos os dias de forma ininterrupta. A gente quer que a empresa preste um serviço de qualidade aos moradores. Água é um serviço essencial”, destacou.

Elson disse ainda que a concessionária já iniciou a obra de um novo poço para atender a população do residencial e que a pedido da Ageman, a empresa está estudando a possibilidade de construir um novo reservatório, a fim de atender a demanda, visto que nas proximidades do residencial existem áreas de invasão que se utilizam do sistema de abastecimento, comprometendo a qualidade do serviço oferecido aos moradores do Viver Melhor 1 e 2.

A concessionária tem 30 dias para pagar a multa ou 15 dias para apresentar recurso administrativo. A Ageman segue acompanhando a situação junto aos moradores e à concessionária.

A agência disponibiliza seus canais de divulgação para que os usuários reportem problemas relacionados a má qualidade dos serviços essenciais regulados. As reclamações podem ser registradas na Ouvidoria da Ageman pelo WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247, pelo e-mail [email protected] e ainda pelo 0800 092 3511.

O que diz a Águas de Manaus?

Em nota enviada ao Segundo a Segundo, a concessionária Águas de Manaus disse que está em diálogo com a Ageman e com a comunidade sobre o pacote de melhorias no abastecimento de água nos conjuntos Viver Melhor 1 e 2. 

O plano de ações inclui obras de extensão de rede de água, já finalizadas, e a perfuração de um novo poço, com previsão de conclusão no próximo mês. O pacote tem como objetivo mitigar os efeitos de ocupações irregulares na área, que afetam o sistema de abastecimento no local.

A concessionária informa que recebeu notificação da Ageman e apresentará suas considerações dentro do prazo estabelecido. Reforçando seu compromisso com a transparência e a cooperação junto aos órgãos fiscalizadores, a Águas de Manaus segue atuando para garantir a regularidade de suas operações e o atendimento à população.

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Redação 09/09/2025 09/09/2025
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