Considerado o “primo pobre” do modelo Zona Franca de Manaus, o Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) ganhará “espaço vip” na sede da autarquia, a partir da próxima terça-feira (16), com a abertura e realização da 2ª Feira do DAS, um evento voltado para a valorização do setor primário incentivado pela Suframa e também para aproximar produtores e consumidores, estimulando novos negócios.
A feira contará com exposição de produtos e serviços no hall principal e no estacionamento da sede da Suframa. Entre as atividades, destaca-se a doação de duas toneladas de adubo orgânico, produzido a partir do reaproveitamento de cascas de ovos e borra de café, uma iniciativa da V.V Refeições em parceria com a Moto Honda da Amazônia, no âmbito do projeto Ecoadubo.
O espaço gastronômico e a feira de produtos regionais também estarão disponíveis ao público, com a comercialização de frutas, verduras, legumes e outros itens cultivados no DAS, como ovos, laranja e pitaya.
O Distrito Agropecuário da Suframa faz parte do modelo Zona Franca de Manaus, que visou à criação de um centro comercial, industrial e agropecuário no interior da Amazônia para promover o desenvolvimento da região.
A região do DAS está localizada em Manaus e em parte do município de Rio Preto da Eva (a 170 quilômetros de Manaus) busca e fortalecer o desenvolvimento regional e diversificar a economia amazônica por meio da produção agrícola.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou o convite à sociedade. “Convidamos todos a participarem da feira, conhecerem nossa sede, nossos produtores e consumirem da produção local. O objetivo é aproximar a população do Distrito Agropecuário e integrar o DAS à cadeia da indústria, fortalecendo a economia regional”, afirmou.
Programação de palestras
Além das exposições e da comercialização de produtos, o evento terá uma série de palestras voltadas especialmente para os produtores do DAS. A programação inclui temas como apresentação de pitch de negócios (dia 15, às 14h), oportunidades de crédito com instituições financeiras (dia 16, às 13h) e rodada de negociações com setores de alimentos e atacado (dia 16, às 14h30).
Na quarta-feira (17), estão palestras sobre soluções do Sebraetec para a pecuária e agroindústrias, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), pesquisas aplicadas ao setor agro desenvolvidas pelo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), iniciativas em bioeconomia conduzidas pelo Idesam e pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), além de debates sobre assistência técnica ao produtor, conduzidos por representantes da Embrapa Amazônia Ocidental e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).