A ponte sobre o Rio Curuçá, localizada na BR-319, deverá ser liberada para o tráfego de veículos até a próxima sexta-feira, 26 de setembro. A estrutura já recebeu a pavimentação asfáltica e passa pelos últimos serviços de acabamento, como cortes de dilatação e pintura de sinalização. A previsão de liberação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Com investimento de R$ 43 milhões, a ponte integra o conjunto de obras do trecho do meio da rodovia federal que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). A estrutura tem inauguração oficial prevista para outubro, em cerimônia que contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
LEIA TAMBÉM: Ponte sobre o Rio Curuçá na BR-319 é concluída e aguarda liberação
A data foi antecipada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que visitou a ponte no dia 13 de setembro ao lado de outros parlamentares da bancada do Amazonas no Congresso Nacional. Na ocasião, os senadores e deputados constataram que apenas detalhes nos guarda-corpos restavam para a conclusão da obra.
Enquanto isso, as obras da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, também na BR-319, continuam em andamento. O projeto inicial previa a entrega simultânea das duas estruturas, mas houve atraso por conta de dificuldades logísticas e da complexidade do terreno. Os pilares da ponte já foram finalizados, mas o corpo da estrutura ainda está em fase de construção. A conclusão da obra está prevista para ocorrer entre novembro e dezembro de 2025.