A PolÃcia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem PolÃtica e Social (Deops), passou a integrar o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), ferramenta lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em agosto deste ano.
O CNPD é uma plataforma digital que reúne, em um único sistema, informações de pessoas desaparecidas registradas por órgãos de segurança de todo o Brasil. A medida tem como objetivo centralizar os dados e agilizar os processos de localização e investigação relacionados a desaparecimentos.
LEIA TAMBÉM: De pedreiro a estágio em várias áreas: Confira as quase 600 vagas disponÃveis no Sine em Manaus na terça (19)
De acordo com a PolÃcia Civil, o cadastro permite a integração de informações entre as delegacias dos diferentes estados e pode ser acessado por agentes da segurança pública e também pela população em geral. Um painel público está disponÃvel no site oficial (cnpd.mj.gov.br/painel-publico), onde é possÃvel visualizar fotos, nomes, idades, locais de registro e outras informações relevantes dos desaparecidos.
O sistema também permite o envio de informações diretamente às equipes responsáveis por cada caso. Ao clicar no cartaz de uma pessoa desaparecida, o usuário pode preencher um formulário e colaborar com dados que possam auxiliar nas investigações.
A adesão ao CNPD visa ampliar a cooperação entre estados e facilitar o trabalho das autoridades na localização de pessoas desaparecidas em todo o território nacional.