Uma operação realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) resultou na apreensão de aproximadamente 600 quilos de entorpecentes no município de Tefé, localizado a 523 quilômetros de Manaus. A ação também prendeu sete pessoas suspeitas de integrar um grupo envolvido no transporte de drogas na região.
A operação, denominada Solimões Mais Seguro, foi iniciada na quarta-feira (17) e concluída na sexta-feira (19). Participaram da ação policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Coari e do 3º BPM de Tefé, com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Segundo a PM, os suspeitos utilizavam aeronaves para lançar a droga no rio Tefé. Em seguida, pequenas embarcações faziam o resgate do material e o transferiam para barcos maiores. A estratégia teria como objetivo evitar a detecção pelas autoridades.
LEIA TAMBÉM: Foragido é pego com drogas escondidas em caixa de isopor no Monte das Oliveiras
Durante as buscas, uma das embarcações foi encontrada em uma área de mata alagada. Além das drogas, os policiais apreenderam munições, coletes balísticos, combustível e duas embarcações. Parte dos entorpecentes estava escondida na mata, e o restante já havia sido carregado em um barco.
O valor estimado da carga apreendida supera R$ 18 milhões. O material e os suspeitos foram encaminhados para os procedimentos legais.