O soldado reformado da Polícia Militar do Amazonas (PM), Francisco de Almeida, foi preso na manhã desta terça-feira (9) no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Ele foi condenado a 33 anos, nove meses e 19 dias de prisão pelo homicídio da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro, ocorrido em maio de 2013.

Francisco estava foragido desde a condenação e foi localizado por policiais civis após investigações. O mandado de prisão foi cumprido e ele foi levado para a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), onde prestou depoimento antes de ser transferido para a carceragem.
LEIA TAMBÉM: Sargento da PM é preso após atirar na ex-companheira e outra mulher em Manaus
De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), as investigações apontaram que Francisco de Almeida foi o responsável direto pela execução do crime. A denúncia indica que o homicídio foi encomendado por Alesson Pessoa Mota, ex-noivo da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento. Alesson também foi condenado pela Justiça a 37 anos, três meses e 15 dias de reclusão, mas segue foragido.
Viviane Costa de Castro, de 36 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo no dia 23 de maio de 2013, na avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova. Um ano antes, em 2012, ela havia sido vítima de uma tentativa de homicídio no mesmo local, em circunstâncias semelhantes. A vítima deixou duas filhas.
A prisão do PM reformado ocorre após mais de uma década do crime e representa o cumprimento de parte das decisões judiciais relacionadas ao caso.