A PolÃcia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (18), um mandado de busca e apreensão no âmbito de uma investigação sobre desvio de encomendas na unidade dos Correios em Manaus. Um servidor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi afastado por determinação judicial.
O inquérito foi iniciado após a própria direção dos Correios comunicar à PolÃcia Federal o desaparecimento recorrente de mercadorias em uma unidade de distribuição da capital amazonense. A investigação teve o apoio da área de segurança corporativa da estatal e se estendeu por mais de 18 meses.
LEIA TAMBÉM: Salamandras exóticas ameaçadas de extinção resgatadas nos Correios em Manaus
Imagens do circuito interno de monitoramento auxiliaram na identificação de um padrão nos desvios, que tinham como alvo principal encomendas de alto valor. Segundo a PolÃcia Federal, ao menos 30 objetos postais foram desviados, gerando prejuÃzos à empresa e levando ao pagamento de indenizações aos clientes prejudicados.
O afastamento do servidor tem caráter cautelar e tem como objetivo evitar a interferência nas investigações em andamento. A medida também busca prevenir novas ocorrências semelhantes durante o processo.
A PolÃcia Federal informou que o caso será conduzido com base na legislação penal aplicável à apropriação indevida de bens e uso indevido da função pública.

