A Petrobras anunciou a abertura do processo seletivo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, voltado para jovens de 14 a 21 anos interessados em ingressar no mercado de trabalho e obter qualificação profissional. Há mais de 700 vagas disponíveis para Manaus e outras 22 cidades brasileiras. Os candidatos aprovados terão direito a salário mínimo e benefícios como 13º salário, férias remuneradas após um ano, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional, dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O programa oferece ainda benefícios adicionais, como assistência previdenciária opcional da Petrobras/Petros e o Gympass, serviço voltado à atividade física. A carga horária é de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, e a duração do contrato é de 21 meses. O registro do contrato será realizado diretamente pela Petrobras.
LEIA TAMBÉM: TBO, técnicas de cílios e mais 4 cursos gratuitos, no Zumbi
De acordo com a Petrobras, podem se candidatar jovens que estejam cursando, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental para cursos de aprendizagem básica ou o 2º ano do ensino médio para cursos de aprendizagem técnica, desde que estejam matriculados e frequentando a escola. O programa também reserva vagas para pessoas com deficiência, adolescentes egressos do trabalho infantil e jovens em situação de acolhimento institucional.
O edital do Jovem Aprendiz da Petrobras foi publicado e as inscrições ocorrerão entre 6 e 12 de outubro de 2025, pelo portal oficial da Petrobras [CLIQUE AQUI]. A comprovação documental dos candidatos selecionados está prevista entre 23 e 29 de outubro, e o resultado final será divulgado em 4 de dezembro. Ao todo, estão disponíveis 715 vagas distribuídas em cidades como Manaus, Salvador, Fortaleza, Vitória, Betim, Juiz de Fora, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras.