A Polícia Federal intensificou uma operação contra o garimpo ilegal nas cidades de Humaitá e Manicoré, no interior do Amazonas. A ação tem como alvo principal o uso de dragas para extração mineral no Rio Madeira, considerada uma prática ilegal na região.
Equipes da Força Nacional também estão mobilizadas e atuam junto à PF no local. Vídeos divulgados nas redes sociais registram o momento em que máquinas e balsas utilizadas no garimpo são destruídas pelas autoridades. No vídeo é possível ouvir que as pessoas que estão nas proximidades se assustam com a destruição
LEIA TAMBÉM: PF realiza leilão em Manaus com ouro, veículos de luxo e bens de organização criminosa
A ação ocorre uma semana após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido da Defensoria Pública do Estado do Amazonas para suspender o uso de explosivos na destruição de balsas utilizadas no garimpo. No requerimento, a Defensoria alegava que a prática poderia comprometer direitos fundamentais, como moradia e o devido processo legal.
O ministro Francisco Falcão, relator do caso, concluiu que não havia elementos suficientes para comprovar ilegalidade nas operações realizadas pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal.
Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes oficiais sobre a operação.