O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/AM), deflagrou nesta quinta-feira (25) uma operação para combater um esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas no estado.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Manaus e Tabatinga, com foco em empresas de fachada que teriam sido usadas para movimentar recursos ilícitos. A ação integra um esforço conjunto com os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM: Garimpo: Mais de 80 dragas destruídas em operação no Rio Madeira
A investigação aponta que a facção Família Teófilo Otoni (FTO), com atuação em Minas Gerais, mantém conexões diretas com o Comando Vermelho (CV) e utiliza essas empresas para ocultar a origem do dinheiro do tráfico.
O objetivo da operação é desarticular as redes financeiras que sustentam a atuação da facção na região Norte, atingindo seus núcleos logísticos e comerciais no Amazonas. As investigações continuam em sigilo e novas informações serão divulgadas ao longo do dia.