Pela primeira vez em décadas, Manaus encerrou um mês sem nenhum registro de assaltos no transporte coletivo urbano. O dado, referente a agosto de 2025, foi confirmado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e por órgãos de segurança pública.
O resultado é atribuído à atuação conjunta entre o Sinetram, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A estratégia adotada incluiu reforço no patrulhamento, monitoramento de áreas com maior índice de ocorrências e ações de inteligência voltadas à investigação e desarticulação de grupos criminosos.
O Núcleo de Roubos e Furtos em Coletivos (NURRC), da Polícia Civil, intensificou operações específicas voltadas ao transporte público. A ROMU reforçou a presença em terminais e estações, além de realizar abordagens táticas e rondas com viaturas ao longo dos percursos. A Polícia Militar direcionou o policiamento para horários e rotas com maior histórico de ocorrências.
LEIA TAMBÉM: Industriários morrem após colisão entre moto, micro-ônibus e ônibus na Avenida das Torres
Em 2018, foram registrados mais de 1.200 assaltos a ônibus na capital. Em 2021, alguns meses superaram a marca de 100 casos. Em junho e julho de 2025, esse número já havia caído para 13 ocorrências por mês. A marca de zero assaltos em agosto representa o menor índice em décadas.
Outro fator relacionado à queda nos registros foi a modernização do sistema de bilhetagem, que reduziu significativamente o uso de dinheiro vivo nos coletivos. Atualmente, mais de 85% dos passageiros utilizam pagamentos digitais — como cartões, aplicativos e QR Codes —, o que desestimula ações criminosas. O uso da biometria facial também auxilia na identificação de passageiros e suspeitos, contribuindo para as investigações.
O Sinetram informou que os dados são monitorados em tempo real e compartilhados diariamente com os órgãos de segurança. As instituições envolvidas pretendem manter as ações de prevenção e fiscalização para garantir a continuidade da redução dos índices no transporte coletivo da capital.
O sistema transporta, em média, 500 mil passageiros por dia.