Após levar teatro a cidades e localidades com pouco acesso a produções artísticas no Norte do país, a Associação Arte & Fato retorna a Manaus, para a apresentação do espetáculo “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, escrito pelo renomado dramaturgo Márcio Souza, nesta quarta (3), às 20h, no Teatro Amazonas. O acesso é gratuito.
A apresentação finaliza a temporada artística do grupo pelo Norte do Brasil, em um gesto de celebração e reconhecimento ao projeto. O espetáculo encerra em Manaus uma circulação que percorreu os rios Negro, Amazonas e Tapajós, atingindo aproximadamente 5 mil espectadores nos estados do Amazonas, Pará e Roraima. Unidades escolares indígenas foram alguns dos locais que receberam a obra teatral.
LEIA TAMBÉM: Ciranda é a campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru
A apresentação é promovida pela Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas – Arte & Fato, em parceria com a Prefeitura de Manaus, Concultura, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura. Inspirada na tradição oral do povo Tukano, do Alto Rio Negro, a encenação traz aos palcos uma narrativa marcada pela força da cultura amazônica.
Para Douglas Rodrigues, diretor da Associação Arte & Fato, a experiência representa um marco de descentralização cultural. “É um fato revigorante para nós teatreiros, descentralizando nosso ofício a populações ao longo dos rios. Sem o desejo coletivo e o apoio do Ministério da Cultura e da Funarte, seria impossível”, destaca ele.
Em 2025, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas (AACA), sediada em Manaus, reafirma sua missão de levar arte a vilarejos e pequenas comunidades ribeirinhas, onde o contato com a produção cênica é escasso ou quase inexistente. Nessas localidades, os rios funcionam como “estradas” que conectam pessoas, culturas e identidades, refletindo a realidade social e geográfica da região Norte.
As chamadas “distâncias continentais” dificultam o acesso da população ao teatro. “Invertendo a lógica tradicional, o grupo opta por se afastar dos grandes palcos em favor de construir novas redes culturais diretamente com as comunidades”, complementa Douglas. Com o apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, a Arte & Fato se prepara para realizar novas encenações ao longo dos rios em 2025, consolidando sua proposta de democratização cultural.
“A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê” representa não apenas um espetáculo, mas também uma homenagem à genialidade de Márcio Souza, um dos maiores nomes da dramaturgia amazônica. O trabalho da associação reafirma sua conexão com o território e sua dedicação em manter viva a tradição artística local.