Para celebrar o Dia da Árvore, o Manauara Shopping promove neste domingo (21/09) uma ação sustentável com a distribuição gratuita de sementes e adubo orgânico aos visitantes. A iniciativa reforça o compromisso do shopping, administrado pela ALLOS, com a preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade.
Único no Brasil a preservar, dentro de sua estrutura, uma área de três mil metros quadrados de buritizal nativo com espécies com mais de cinco décadas de existência, o Manauara Shopping se tornou referência em sustentabilidade. Sua arquitetura celebra a fauna, a flora e a cultura amazônica, e seu logotipo é uma homenagem ao Encontro das Águas, um dos maiores símbolos do turismo e do meio ambiente amazonense.
A ação de doação terá início às 14h, em um carrinho posicionado em frente à loja Rubro Negro, no piso Tucumã (G4), e seguirá até o fim dos brindes. A proposta é inspirar clientes a se conectarem com a natureza e a adotarem práticas mais conscientes no dia a dia. A ALLOS, que administra outros 43 shoppings próprios, preparou a programação em todo o país, conectando essa iniciativa às suas metas de sustentabilidade, que incluem alcançar 100% de uso de energia renovável até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2040 – compromisso já antecipado para 2025 nos quatro shoppings da companhia localizados na Bacia Amazônica.
LEIA TAMBÉM: Moradores do São Geraldo e adjacências terão serviços gratuitos,
Essas metas fazem parte da estratégia da empresa de transformar seus shoppings em verdadeiros “Espaços que transformam” e que promovem práticas sustentáveis para as comunidades do entorno.
“Mais do que espaços de compras e convivência, nossos shoppings são agentes de transformação social e ambiental. Ao celebrarmos o Dia da Árvore, reforçamos nosso compromisso com um planeta mais saudável e com o engajamento das comunidades no cuidado com o meio ambiente”, afirma a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.
Sustentabilidade no DNA do Manauara Shopping

As iniciativas sustentáveis do Manauara Shopping vêm sendo ampliadas e vão além da preservação de sua área verde e das mais de 130 plantas naturais distribuídas pelos quatro pisos do complexo de compras, lifestyle e entretenimento. Em 2024, o Manauara destinou mais de 1.000 toneladas de resíduos para reciclagem, garantindo que 95% de seus resíduos sejam reaproveitados e os 5% restantes passem por um processo de carbonização. O resultado é um modelo de gestão de resíduos que assegura a marca de “aterro zero”.
Parte do material gerado na praça de alimentação, por exemplo, é transformado em adubo orgânico e usado para enriquecer de nutrientes o solo da horta instalada na cobertura do shopping, onde são cultivadas uma variedade de verduras e hortaliças que são distribuídas em projetos sociais e entre os colaboradores. Só em 2024, as práticas de reciclagem do Manauara evitaram a emissão de mais de 376 toneladas de CO₂ na atmosfera e o corte de mais de 9 mil árvores.
“Isso significa que possuímos um sistema eficiente de gestão de resíduos, garantindo que nada seja descartado em aterros sanitários”, explica o superintendente do Manauara Shopping, Leonardo Moretti. “Isso reflete nosso compromisso com a economia circular, reaproveitando e reciclando materiais ao máximo.”
Essas conquistas somam-se ao impacto positivo da ALLOS em nível nacional. Apenas em 2024, os shoppings da companhia destinaram mais de 3 milhões de toneladas de papel e papelão para reciclagem, evitando o corte de aproximadamente 56 mil árvores. O resultado expressivo evidencia o impacto positivo das iniciativas de economia circular implementadas pela empresa e reforça que cada ação faz diferença na preservação do meio ambiente.
Com iniciativas como essa, o Manauara Shopping reforça seu papel como espaço de transformação e inspiração, incentivando a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis e contribuindo para um futuro mais verde.