Em agosto de 2025, a PolÃcia Civil e a PolÃcia Militar do Amazonas registraram 741 pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) relacionados a casos de violência contra a mulher. As informações fazem parte do balanço da Operação Shamar, divulgado na segunda-feira (8).
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação teve atuação em todos os 62 municÃpios do estado. Segundo a PolÃcia Militar, 297 pessoas foram presas por envolvimento em crimes contra mulheres. Em Manaus, foram registradas 112 prisões, entre mandados cumpridos e flagrantes. No interior do estado, houve 185 prisões, sendo 52 por mandado judicial, 131 em flagrante e duas apreensões de adolescentes.
LEIA TAMBÉM: Homem é procurado por descumprir medida protetiva contra ex-mulher e ex-sogra
Durante a operação, também foram instaurados 1.045 inquéritos policiais em todo o Amazonas. Cidades como Urucurituba, Iranduba, Guajará e Barcelos receberam ações especÃficas da Ronda Maria da Penha, que atua na fiscalização e prevenção de casos de violência doméstica. Em Iranduba e Guajará, a ronda foi implantada de forma inédita.
No dia 8 de agosto, também foi lançada a Delegacia Virtual da Mulher (DVM), com o objetivo de facilitar denúncias e pedidos de medidas protetivas pela internet. A iniciativa integra as ações de fortalecimento das polÃticas de segurança pública voltadas à proteção das mulheres.