Durante uma fiscalização realizada na segunda-feira (1º), a equipe de vigilância sanitária apreendeu 167 quilos de linguiça de frango com o prazo de validade vencido em um comércio de frios localizado no bairro Educandos, zona Sul da cidade. A ação foi desencadeada após denúncia recebida pela Ouvidoria do órgão responsável.
A denúncia possibilitou a rápida atuação da equipe para impedir a comercialização do produto, que foi descartado no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, na rodovia AM-010. O estabelecimento responsável responderá a um Processo Administrativo Sanitário e poderá ser multado em até 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), com valor unitário de R$ 145,37.
LEIA TAMBÉM: Comerciante é preso por vender produtos vencidos e coagir funcionários no Amazonas
Paralelamente, durante inspeções realizadas em quatro estabelecimentos no Centro da cidade, foi interditada a área de manipulação de alimentos de uma padaria na avenida Lourenço da Silva Braga devido à falta de higiene, estrutura inadequada e presença de pragas e roedores. A padaria também será submetida a Processo Administrativo Sanitário.
Outros três estabelecimentos, localizados na rua dos Barés e na avenida Lourenço da Silva Braga, foram autuados por operar sem licença sanitária e apresentar problemas estruturais. Os proprietários receberam prazo para regularização, e novas inspeções serão realizadas para verificação das adequações.