As inscrições para o Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026 começam nesta segunda-feira (22), às 10h, e seguem até as 13h do dia 2 de outubro. O processo seletivo oferece 43.727 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior de Manaus.
Do total de vagas, 40.388 são destinadas à ampla concorrência, 2.286 para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 1.053 para pessoas com 60 anos ou mais. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (75% e 50%). Também há a categoria voluntária. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município.
O programa contempla 73 cursos distribuídos em 15 instituições privadas com 24 unidades na capital. Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal do Candidato, realizar o cadastro com CPF e senha, preencher o formulário eletrônico em quatro etapas e emitir o Comprovante de Inscrição.
LEIA TAMBÉM: Programa Bolsa Universidade oferece mais de 40 mil vagas para 2026 em Manaus; confira
Será necessário apresentar documentos comprobatórios na fase de entrega, incluindo a Declaração de Renda Familiar e, se aplicável, a Declaração de Renda Autônoma para membros da família.
Os requisitos incluem: ser brasileiro nato ou naturalizado, residir em Manaus, possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, ter concluído o ensino médio, não possuir diploma de curso superior, e não estar matriculado em instituição pública de ensino superior ou vinculado a outros programas de graduação.
O processo seletivo será realizado em três fases: inscrição eletrônica, classificação e entrega de documentos. A não apresentação da documentação exigida implicará em desclassificação do candidato.