Manaus, AM – Uma assistente virtual que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e que tem sempre a resposta certa na ponta da língua. Uma memória que nunca falha. Basta perguntar que ela sabe, pesquisa, lembra e responde. Parece coisa de filme futurista, mas está acontecendo agora, em Manaus, no Amazonas.
Foram meses de projeto, treinamento e programação até que a IAna ganhasse forma: uma inteligência artificial com foco em um objetivo claro: vender mais no mercado imobiliário. A tecnologia, por enquanto, é exclusividade da Patter Incorporadora, que fez o lançamento em um evento especial para parceiros, investidores e corretores na noite desta quinta-feira (18), na capital amazonense.
“Dentro dos valores da Patter, temos tecnologia e inovação. Hoje estamos muito felizes e entusiasmado com o lançamento da nossa assistente virtual, porque ela tem não só um atendimento diferenciado, mas também dados do mercado imobiliário, de rentabilidade e de investimentos de modo geral”, destacou Sérgio Avelino Filho, diretor comercial da incorporadora.
LEIA TAMBÉM: Fapeam abre inscrições para programa de incentivo à pesquisa
O presidente e responsável técnico da Patter, o engenheiro Sérgio Avelino, reforça que a ferramenta chega para somar ao trabalho humano:
“Mais uma vez contamos com a parceria e a colaboração dos profissionais para podermos agilizar processos e trabalhar com mais velocidade e, principalmente, qualidade. Para isso a gente sempre tem que estar alinhado com a tecnologia, com o melhor que a gente pode apresentar, tanto para a nossa empresa quanto para nossos clientes e investidores do modo geral”, disse.
A IAna desconhece burocracia. Para utilizá-la, basta salvar o número e iniciar uma conversa diretamente pelo WhatsApp. O acesso é gratuito e imediato. Além disso, a solução tem uma espécie de “irmã gêmea”: uma versão voltada exclusivamente para atender clientes. Assim, corretores e compradores passam a ter acesso às mesmas informações, facilitando negociações e decisões.
É fato que a inteligência artificial vem ganhando espaço em diferentes segmentos. No setor imobiliário, a proposta não é substituir profissionais, mas automatizar tarefas repetitivas para potencializar o que eles têm de melhor: a capacidade de relacionamento e negociação.
Conselheiro de inovação e especialista em IA, o gaúcho Jota Baptista, referência nacional no assunto, destacou durante o evento como a tecnologia pode transformar a forma de investir, construir e fechar negócios. Para ele, inovar nunca foi tão promissor quanto agora.
“Inovar basicamente é questionar o que já existe. E o que a gente fez aqui foi isso: questionamos o processo, vimos como o corretor poderia ter mais apoio e inovamos para melhorar. A expectativa agora é de que os profissionais utilizem essa ferramenta, nos ajudando assim a aperfeiçoá-la, e com isso o nosso mercado evolua cada vez mais”, afirmou.
Mais do que lançar uma ferramenta própria, a iniciativa reforça uma tendência que vem mudando a lógica dos negócios em todo o mundo: a tecnologia como diferencial competitivo. Empresas que conseguem unir inteligência artificial à experiência humana ampliam sua capacidade de resposta, ganham agilidade na tomada de decisão e criam um ambiente mais favorável para atrair investidores.
Durante o evento, os presentes puderam conhecer e testar a novidade em primeira mão, comprovando a importância da inovação como motor de transformação do mercado. Um verdadeiro marco que estabelece a chegada de soluções tecnológicas capazes de impactar diretamente a vida das pessoas.