O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) abriu 53,5 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação para profissionais da segurança pública em todo o país. A iniciativa do Governo Lula, que integra o Pronasci II, prevê o pagamento de R$ 900 aos participantes que concluírem e forem aprovados.
As aulas serão on-line, autoinstrucionais e com duração de até um mês. Poderão participar servidores efetivos e em atividade das polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar, das guardas municipais e de órgãos oficiais de perícia criminal.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Nacional do Bolsa-Formação (Sisfor), acessado por meio do Sinesp. Quem ainda não tem cadastro precisa realizar o pré-cadastro no sistema. Já os cadastrados devem atualizar os dados antes da inscrição.
LEIA TAMBÉM: UEA abre pós-graduação em Mecatrônica 4.0 em Manaus
Serão 11 cursos ofertados, entre eles: Segurança Pública e Violência Contra Mulheres e Meninas, Enfrentamento da Desigualdade Racial, Uso Diferenciado da Força, Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública e Câmeras Corporais na Segurança Pública. Também haverá formação específica para servidores penitenciários em Saúde, Bem-Estar e Carreira.
Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, a nova edição do projeto reforça a valorização e a qualificação de profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). “Os cursos foram elaborados com a colaboração de especialistas, instituições acadêmicas e sociedade civil, o que garante uma formação mais conectada com os desafios do país”, disse.
Mais informações podem ser consultadas na área do Bolsa-Formação, CLICANDO AQUI.