A fábrica da empresa Friovix Comércio de Refrigeração, localizada na rua Rio Jaguarão, na Vila Buriti, zona Sul de Manaus vai expandir seus investimentos no Polo Industrial de Manaus. Estão previstos mais de R$ 14 milhões para 2026, destinado à implantação de uma linha de condicionadores de ar de janela com tecnologia inverter, na faixa de 7,5 mil a 10 mil BTUs. A informação é do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que visitou a empresa nesta sexta-feira (12/09).
Conforme a Suframa, o novo plano de investimento da empresa prevê a geração de até 70 novos postos de trabalho, ampliando a competitividade da planta em Manaus. A comitiva da Suframa que visitou a empresa foi recepcionada pela diretora industrial, Alessandra Fragoso, acompanhada dos gestores Igor Cavalcante (Compras e Importação), Mario Eloy (Produção), Adinamar Maciel (Logística) e Diogo Holanda (Engenharia).
LEIA TAMBÉM: Produção Industrial do Amazonas tem crescimento zero em julho
Instalada no Polo Industrial de Manaus desde 2023, a Friovix integra o Grupo Friopeças, referência nacional no mercado de refrigeração e linha branca além de peças de reposição e de e-commerce para splits. A unidade amazonense emprega atualmente 390 colaboradores, conta com seis linhas produtivas – três de condensadoras e três de evaporadoras – além de um centro de distribuição. Somente em 2025, a fábrica deve alcançar a produção de 360 mil unidades de condicionadores de ar do tipo split, com capacidades que variam de 9 mil a 60 mil BTUs.
Para o próximo ano, a empresa planeja investir mais R$ 14 milhões para ampliar sua linha de produção, incluindo a fabricação de condicionadores de ar de janela com tecnologia inverter, voltados às faixas de 7,5 mil a 10 mil BTUs. “Somente neste ano, a Friovix deve alcançar a marca de 360 mil unidades produzidas em Manaus”, frisou Alessandra Fragoso.
Segundo Bosco Saraiva, o anúncio demonstra a confiança das empresas no modelo. “A Friovix é exemplo de companhia que aposta na Zona Franca de Manaus, gera empregos e contribui para a diversificação do nosso parque industrial. Tal categoria de investimento confirma a relevância do modelo para a economia do País”, afirmou.