A quantidade de manauaras que foi tirar uma nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e não voltou para buscá-la depois pronta representa quase 30% do total de carteiras de RG produzidas este ano. As unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) estão com mais de 25 mil vias de identidade abandonadas pelos seus donos.
Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Amazonas emitiu mais de 78 mil novas CIN. Desde que o novo modelo de identidade foi lançado, em abril de 2023, já foram mais de 760 mil documentos expedidos no estado, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Isso significa que 18% da população amazonense já está com o novo documento em mãos, pelo menos deveria.
LEIA TAMBÉM: Oito bairro de Manaus ficarão sem energia nesta quinta-feira
O alto Ãndice de abandono de RG nos PACs não é uma novidade, e dessa vez motivou um apelo da Secretaria de Segurança, nas redes sociais, para tentar sensibilizar os cidadãos a resgatarem os documentos. Apesar de gratuito para a população, eles representam custos aos cofres públicos e significam prejuÃzos estando sem serventia nos arquivos públicos.
Para verificar se a emissão do RG foi concluÃda, o cidadão no Amazonas pode acessar o site cinam.ssp.am.gov.br e utilizar o campo “Acompanhar atendimento”, onde vai conseguir verificar se a carteira de identidade Nacional está disponÃvel para retirada. Lá também é indicado o local para pegá-la.
Responsável pela emissão da CIN, o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) não informou à reportagem do Segundo a Segundo se alguma sanção é aplicada à queles que ‘abandonam’ os documentos depois de prontos. O que se sabe é que há punições para quem falta aos atendimentos. Neste ano, 21% das pessoas que agendaram o serviço faltaram ao dia do atendimento e ficaram bloqueadas no sistema por 60 dias.

