O Sine Amazonas realiza, nesta terça-feira (23/09), o Feirão de Empregabilidade PCD, uma ação voltada exclusivamente para pessoas com deficiência. A iniciativa faz parte da programação da Ação de Cidadania que acontece até sexta-feira (26/09), das 8h às 12h, na Galeria +, localizada na Avenida Djalma Batista, Nº 1018, Chapada, na zona centro-oeste de Manaus.
Todas as vagas oferecidas nesta data serão 100% destinadas ao público PCD, com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho e fortalecer as políticas de inclusão.
A diretora do Sine Amazonas, Samantha Chíxaro, ressaltou que a programação foi pensada para atender de forma especializada o público. “Além do encaminhamento para vagas exclusivas, teremos atendimentos direcionados, palestras temáticas sobre inclusão e acessibilidade, além da parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), que vai oferecer suporte direto durante o feirão”, explicou a diretora do Sine Amazonas.
O evento pretende reunir empresas contratantes, profissionais e instituições parceiras para fomentar a contratação inclusiva, em consonância com a legislação de cotas e os programas de incentivo à diversidade no ambiente de trabalho.
Durante o Feirão de emprego, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) vai disponibilizar uma série de atendimentos especializados para o público PcD. Entre os serviços oferecidos estão a orientação e solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e da Carteira Intermunicipal Passe Legal, além de informações sobre a Carteira Interestadual Passe Livre, Carteira Passa Fácil e Credencial de Estacionamento.
A programação também inclui orientações sobre o funcionamento do programa +Crédito Inclusão, além do encaminhamento para processos de doação de cadeira de rodas. Outro destaque será a orientação jurídica, que visa garantir suporte e esclarecimentos de direitos, reforçando o compromisso da SEPcD em promover inclusão, acessibilidade e cidadania durante o evento.
LEIA TAMBÉM: Fies abre nova chamada para oferta de vagas remanescentes
O Segundo a Segundo informa que as empresas são inteiramente responsáveis pelos critérios de seleção para as vagas, assim como sobre as exigências para a ocupação dos postos de trabalho. Alertamos, entretanto, que processos de seleção para vagas de emprego são totalmente gratuitos e não exigem cobrança de tarifas, pagamentos por exames ou por cursos supostamente necessários para as vagas.
Esses tipos de situações podem se tratar de fraudes e devem ser denunciados, por meio de registro de Boletim de Ocorrência, à Polícia Civil.
As autoridades também recomendam que não sejam enviadas cópias ou originais de documentos pessoais antes da realização de entrevistas presenciais na sede da empresa ou da gerência de recursos humanos responsável pela seleção. Também não se deve informar, em qualquer hipótese, números e senhas de cartões bancários, de crédito ou de benefício social