Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Rolê Cultural
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Exposição “Arte da Amazônia para o Mundo” em exibição no Shopping Ponta Negra
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Rolê Cultural
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Exposição “Arte da Amazônia para o Mundo” em exibição no Shopping Ponta Negra
Cultura

Exposição “Arte da Amazônia para o Mundo” em exibição no Shopping Ponta Negra

Redação
Atualizado em 2025/09/16 at 7:40 PM
Redação 10 meses atrás
Compartilhe
Compartilhe

A diversidade criativa da região amazônica será destaque no Shopping Ponta Negra. A exposição “Arte da Amazônia para o Mundo” vai reunir obras de artistas plásticos do Amazonas, Pará e Roraima, em uma celebração aos 15 anos da Associação PanAmazônia. A mostra, com curadoria de Belisário Arce, é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 28 de setembro.

Entre pinturas, esculturas, técnicas mistas e arte digital, o público terá contato com trabalhos que traduzem ancestralidade, crítica social e inovação estética. “A ideia é mostrar que a arte é um caminho potente de pertencimento, de diálogo e também de desenvolvimento. A exposição reúne obras com forte carga simbólica e emocional, feitas por artistas que vivem e sentem a Amazônia de diferentes modos”, afirma o curador Belisário Arce, fundador e diretor executivo da Associação PanAmazônia.

LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para oficinas culturais voltadas ao cinema

A mostra apresenta tanto nomes já consolidados quanto novos talentos das artes plásticas e do ‘artivismo’ amazônico. Com uma trajetória consolidada, Homero Amazonas expõe obras marcadas por referências ancestrais e simbologia indígena, enquanto Nailson Novato traz pinturas que transitam entre o realismo e o surrealismo, retratando memórias de um povo que vive em harmonia com a floresta.

Do Pará, Nina Matos apresenta produções em arte digital, que ressignificam imagens antigas e dialogam com o imaginário popular amazônico. “Construo narrativas de decodificações das relações humanas, induzindo o espectador a desvendar o universo íntimo dos personagens representados”, explica Nina.

Já Nelson Freire, radicado em Itacoatiara, expõe trabalhos de crítica ambiental e espiritualidade, alertando para a destruição da Amazônia pela ação humana. “A exposição é uma oportunidade de mostrar o quanto da beleza amazônica está se perdendo pela ação do homem. Minha arte fala disso — dos lugares que já desapareceram e da energia que sobrevive em pontos de luz sobre a tela”, afirma Nelson. Outro destaque são as telas do artista indígena Isaías Miliano, do povo Patamona, de Roraima, que denunciam, em metáforas visuais, a contaminação dos rios amazônicos – as artérias vivas do planeta.

“Já tivemos a oportunidade de realizar os Salões Pan-Amazônicos de Artes em 2011 e 2016, que também buscaram valorizar a produção regional. Esta nova exposição dá continuidade a esse compromisso de fortalecer a arte amazônica”, diz Belisário Arce.

A exposição “Arte da Amazônia para o Mundo” pode ser visitada gratuitamente durante todo o horário de funcionamento do shopping, até o dia 28 de setembro.

Leia também

BNDES lança seleção pública para patrocinar filmes e festivais de cinema

Centro de Artes da Ufam abre 30 vagas para aulas de dança gratuitas, com diversos estilos

Shows de boi, exposição e feira de economia criativa movimentam Aeroporto de Manaus na semana do Festival de Parintins

Escola abre inscrições para colônia de férias em Manaus

Carmina Burana vai reunir solistas de destaque da música erudita brasileira, em Manaus

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Cetam abre 5,7 mil vagas e lança 1º curso de inteligência artificial
Próximo Artigo Chance final de inscrição no processo seletivo do Senac com 2 vagas em Manaus Senac Amazonas oferece mais de mil vagas gratuitas para qualificação de empresas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.