Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Empresário quer Manaus como capital mundial da pitaya
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Empresário quer Manaus como capital mundial da pitaya
Economia

Empresário quer Manaus como capital mundial da pitaya

Redação
Atualizado em 2025/09/11 at 12:44 AM
Redação 2 meses atrás
Compartilhe
Compartilhe

O presidente da empresa da Toca da Pitaya Comércio de Frutas Ltda, Cleber Adauto de Medeiros, reafirmou, nesta terça-feira (9), durante o evento Raízes do Investimento, que segue com intenção de tornar Manaus a “capital mundial da pitaya”, fruta originária da América Central, mas que se adaptou muito bem as condições do Amazonas.

“Temos tudo para ser a capital mundial da pitaya, o clima, o solo e a capacidade de crescer área plantada. Portanto este sonho de levar a pitaya de Manaus para o mundo está caminhando a passos largos”, disse Medeiros.

Um importante mercado conquistado recentemente, contudo, acabou sendo frustrado pelo tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, as importações de frutas a partir do Brasil. “Já tinhamos contrato com importadores da Flórida. Já pensou, pitaya de Manaus sendo consumida na Flórida!”, revelou o empresário.

Medeiros também revelou as dificuldades para ganhar escala com a produção de pitaya plantada no Amazonas, mas que hoje é um fruto amplamente consumido pelo manauara, o que impõe o desafio de aumentar a produlçai.

“Lembro quando cheguei no então supermercado Roma com uma caixa de pitaya para vender e ninguém queria. Hoje só o DB compra toneladas”, afirmou, ressaltando o sucesso da iniciativa da empresa.

LEIA TAMBÉM: Tutiplast quer produção de curuá na terra do melhor abacaxi do AM

Sonho da pitaya made in Manaus é incentivado pela Suframa

A Toca da Pitaya Comércio de Frutas Ltda está na Zona Franca de Manaus desde 2015, gozando de incentivos fiscais inerentes ao modelo de desenvolvimento econômico do Estado. Ela atua no agronegócio com a produção de pitaya fresca e já projeta para 2025 um faturamento acima de R$ 2 milhões.

A empresa gera mais de 100 empregos diretos e indiretos e tem nos incentivos e parcerias da Zona Franca um diferencial para ampliar a produção dela e como novidade para o mercado consumidor prepara o lançamento de pitayas congeladas em cubo,

Conforme Medeiro, há também em curso uma aposta na diversificação de produtos e no aproveitamento de novas oportunidades de mercado.

A empresa também tem atuação socioambiental no Amazonas, realizando ações de recuperação de áreas degradadas e reutilização de podas dos cactos para alimentação animal, integrando práticas de sustentabilidade ao seu modelo de negócio.

Leia também

Sicredi neutraliza 27 mil toneladas de carbono calculadas em seu Inventário de Emissões

Basa planeja investir R$ 54 milhões em pequenos negócios com novas unidades em Manaus

Última chance para inscrições no evento sobre Mercado Financeiro em Manaus

Codam analisa 138 projetos industriais nesta quinta-feira

Exposição na China consagra Dry Gin produzido no Amazonas

Termos Cleber Adauto Medeiros, Pitaya, Toca da Pitaya Frutas LTDA
Redação 11/09/2025 09/09/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Homem de meia-idade com óculos e barba, em foto preto e branco. Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025
Próximo Artigo O Menino que Ouvia a Natureza - Animação do Cineclube Mapinguari Cineclube Mapinguari divulga resultado da seleção de curtas-metragens para as infâncias
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.