A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou, nesta terça-feira (30), o leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados de 2025 que escolheu a empresa Energia do Acre SPE Ltda para atender as comunidades isoladas de Caburi, Camaruã, Limoeiro, Novo Remanso (foto) e Parauá, localizadas entre os municípios de Itacoatiara e Parintins, na região do Baixo Amazonas
O Lote 1, para o atendimento destas áreas isoladas no Amazonas, recebeu uma oferta de potência de 20,165 MW que serão geradas por cinco usinas híbridas integrando geração solar e térmica a diesel, a serem instaladas nas comunidades.
Conforme a Aneel, o investimento total previsto é de R$ 72,8 milhões e o deságio obtido no leilão foi de 22,01%, com receita fixa anual de R$ 17,5 milhões. Com isso, duas grandes comunidades dos municípios de Itacoatiara (Novo Remando) e Parintins (Caburi) terão seus problemas de abastecimento resolvido.
O prazo para início de funcionamento dos empreendimentos nas cinco comunidades é 20 de dezembro de 2027. Esses sistemas isolados suprirão a demanda em localidades que ainda não foram interligadas ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN).
Durante o leilão, que ocorreu na última sexta-feira (26) e foi organizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a Aneel retirou da pauta o lote 2 previsto no edital, que atenderia os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás e Coari, na região do Médio Solimões. A decisão atende a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME).