O relatório “Panorama Econômico do Amazonas”, publicado pela Federação do Comércio do Amazonas (Fecomercio-AM) nesta quinta-feira (18/09), mostrou que o segmento comercial e de serviços bateu o recorde de geração de empregos em julho no Estado, com 387,4 mil empregos formais, um crescimento de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Conforme o panorama, o total de emprego formais gerados pelo setor comercial e de serviços representa 68,4% de todos os vínculos formais registrados no Amazonas neste ano.
“Os números mostram que, mesmo enfrentando juros elevados, o comércio e os serviços continuam sendo os grandes motores da nossa economia. São os setores que mais geram empregos e que atendem diariamente a população, garantindo renda, arrecadação e desenvolvimento para o Amazonas”, destacou o presidente da Fecomércio Amazonas, Aderson Frota.
LEIA TAMBÉM: Vacinação de herbívoros contra a raiva tem novo prazo
O panorama também registra que a arrecadação de ICMS do comércio e serviços, segundo a Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM), somou R$ 5,11 bilhões entre janeiro e julho de 2025. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que o volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 5,3% nos últimos 12 meses.
Já o segmento de turismo registra alta de 10,9% no acumulado do ano, consolidando-se como uma das apostas para diversificação da economia estadual.