O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quinta-feira que o Centro de Inclusão Sensorial da Casa será inaugurado na próximma semana. A nova estrutura será destinada ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com SÃndrome de Down.
“Nossa sala TEA é um espaço lindo, está pronto e muito em breve vamos atender nossas crianças com uma estrutura única no Amazonas”, disse Roberto Cidade.
Apesar de oferecer este tipo de atendimento médico-assistencial não ser missão de uma Casa Legislativa, cujo trabalho é elaborar e revisar a Legislação Estadual e fiscalizar os atos do Executivo, Roberto Cidade defende que esse centro atenderá uma lacuna importante de atendimento especializado infantojuvenil para TEA, SÃndrome de Down e outras deficiências, tornando possÃvel que crianças sejam assistidas com dignidade, com programas de terapias e habilitação fÃsica e cognitiva, além de apoio à s famÃlias.
Com a inauguração da Sala TEA, a Aleam passará a ser a primeira Casa Legislatiiva da região Norte a oferecer esse tipo de atendimento médico-assistencial. No entendimento da Aleam, essa nova estrutura oferecerá um legado duplo para a sociedade: melhoria concreta na qualidade de vida de pessoas com autismo e suas famÃlias e estÃmulo ao despertar da sociedade e das instituições para práticas mais inclusivas e de respeito à s neurodiversidades.