A Polícia Militar do Amazonas (PM) recuperou dois veículos com restrições judiciais em ações de patrulhamento de rotina realizadas nos municípios de Manacapuru e Codajás, no interior do estado. As ocorrências foram registradas entre quarta (10/09) e quinta-feira (11), com o auxílio das câmeras instaladas nas novas viaturas interligadas ao Sistema Paredão.
A informação foi divulgada neste fim de semana, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), equipes do 9º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) receberam alerta sobre um Celta em circulação com restrição de roubo. O carro foi localizado em via pública, e o condutor apresentou documento de identidade divergente do registrado no veículo. Segundo a PM, o homem já tinha denúncias por estelionato.
LEIA TAMBÉM: Foragido é pego com drogas escondidas em caixa de isopor
No dia seguinte, em Codajás (a 240 quilômetros da capital), policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) identificaram uma motocicleta com restrição de roubo após alerta do sistema. O veículo foi localizado na rua Tiradentes, conduzido por uma mulher que alegou não ter a documentação e disse ter adquirido a moto há poucos dias.
Nos dois casos, os condutores e os veículos foram encaminhados às unidades da Polícia Civil para os procedimentos legais.
O Sistema Paredão integra câmeras às viaturas da PM, permitindo o reconhecimento automático de placas em tempo real. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o recurso já está em operação tanto em Manaus quanto em cidades do interior, após duas entregas recentes de novas viaturas.