Dois homens foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), nesta segunda-feira (29/9), após ficarem presos no alto de uma caixa d’água, a cerca de 20 metros de altura, durante a pintura do equipamento na Rua das Pedras, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus.
Especialistas em salvamento em altura utilizaram técnicas verticais de içamento com multiplicação de força e contrapeso para subir até o topo da caixa d’água e resgatar as vítimas. Cilindros de oxigênio foram empregados para permitir o acesso ao local.
LEIA TAMBÉM: Avenida Noel Nutels terá interdições para obras de rede de esgoto;
Segundo o Corpo de Bombeiros, os homens estavam inconscientes no momento do resgate, mas recuperaram a consciência logo após serem retirados. Oito militares e três viaturas participaram da operação, com apoio de uma unidade do SAMU. Após o atendimento pré-hospitalar no local, os resgatados foram encaminhados a unidades de saúde para atendimento especializado.
“O contato prolongado das vítimas com um ambiente de baixo oxigênio poderia levá-las a óbito”, alertou o tenente Daniel Araújo, comandante do 6º Grupamento Bombeiro Militar e especialista em salvamento em altura.
Em caso de emergência, os Bombeiros recomendam ligar para 193.