A Defesa Civil do Amazonas divulgou na manhã desta segunda-feira (22), um boletim informando que a qualidade do ar está classificada como moderada em Manaus e em outros 22 municípios do estado. De acordo com o levantamento, nas últimas 24 horas, os níveis de material particulado fino (MP2,5) variaram entre 15 e 50 microgramas por metro cúbico (µg/m³).
As cidades listadas no alerta incluem: Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Beruri, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Jutaí, Japurá, Uarini, Tefé, Coari, Careiro Castanho, Manacapuru, Autazes, Silves, Urucará e Barreirinha, além da capital Manaus.
LEIA TAMBÉM: Fumaça de queimadas compromete qualidade do ar em municípios do Amazonas
Segundo o boletim, pessoas pertencentes a grupos sensíveis, como crianças, idosos e indivíduos com doenças respiratórias ou cardíacas, podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população em geral não apresenta risco significativo à saúde nessa classificação.
A Defesa Civil recomenda medidas de precaução, como o uso de máscaras de proteção, o acompanhamento de boletins meteorológicos e o cumprimento das orientações previstas nos planos municipais de contingência. Caso seja possível e seguro, também é indicado evitar áreas com maior presença de fumaça.
O comunicado foi emitido às 07h40 desta segunda-feira e está inserido no contexto do período de queimadas no estado, que tende a intensificar a presença de poluentes no ar.