O município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) recebe, a partir desta sexta-feira (05/09), a 17ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A embarcação ficará ancorada na comunidade Miracauera até o dia 10 de setembro, com oferta de atendimento gratuito em diversas especialidades médicas e odontológicas, além de exames, contemplando a população local e as comunidades adjacentes.
A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o Barco Hospital vem se consolidando como um importante equipamento para romper as barreiras geográficas e promover o acesso à saúde entre as populações ribeirinhas.
LEIA TAMBÉM: Campanha transforma secretarias do Governo em pontos para doação
“Com essa iniciativa, o Governo do Amazonas leva serviços ambulatoriais especializados e até cirurgias às pessoas que estão mais isoladas, que têm mais dificuldade de ir até a um centro urbano. Dessa forma, ampliamos o acesso à saúde para quem mais precisa”, destacou a secretária.
Durante a expedição, serão disponibilizadas consultas em oftalmologia, ginecologia, pediatria, odontologia, oncologia, radiologia e clínica geral. Além disso, a população terá acesso a exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação e dispensação de medicamentos. Também estão sendo ofertadas cirurgias de hérnia, vesícula, postectomia, laqueadura, vasectomia e pterígio, realizadas conforme avaliação médica.
O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, Frei Matias, ressalta a relevância dos serviços. “O Barco Hospital garante não apenas tratamento, mas prevenção e acolhimento. Essa missão é um gesto concreto de cuidado e solidariedade com as comunidades ribeirinhas”, afirmou.
O atendimento vai iniciar nesta sexta-feira com a distribuição de fichas, que começará às 6h30, seguindo a ordem de chegada. Os interessados devem comparecer ao Barco Hospital munidos de documentos pessoais (identidade e CPF) e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).