A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na segunda-feira, 22 de setembro, uma aeronave considerada suspeita na região de Tefé, no estado do Amazonas. O avião, que partiu do Peru, entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo, sem matrícula visível e sem comunicação com os órgãos de controle.
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) acionou um caça A-29 Super Tucano para aplicar os procedimentos previstos nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. A aeronave foi inicialmente monitorada à distância e, em seguida, foi feita tentativa de contato por rádio e sinais visuais.
LEIA TAMBÉM: Fábrica da Royal Max abre seleção para jovem aprendiz em Manaus
Sem resposta do piloto, a FAB determinou mudança de rota. Diante da continuidade da desobediência, foi realizado um disparo de advertência. A aeronave, então, pousou em uma área isolada, a cerca de 30 quilômetros a oeste de Tefé.
Após o pouso, uma equipe da Polícia Federal foi levada ao local com apoio de um helicóptero H-60 Black Hawk. O ocupante foi detido para os procedimentos legais. A operação faz parte das ações integradas de vigilância de fronteiras e combate a ilícitos em regiões estratégicas do território nacional.