Entre janeiro e julho de 2025, a Avenida do Turismo, localizada na Zona Oeste de Manaus, registrou 85.511 infrações por excesso de velocidade. Os dados são do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e refletem o impacto da intensificação da fiscalização eletrônica na via.
A fiscalização na Avenida do Turismo foi reforçada com a instalação de radares fixos e lombadas eletrônicas. A operação teve início em julho de 2024, com ações educativas. A aplicação de multas começou em 2 de janeiro de 2025. Segundo o IMMU houve dias com até 5 mil infrações registradas na via.
LEIA TAMBÉM: Multas por radares em Manaus começam em 1º de julho; saiba quanto você pode pagar
De acordo com o IMMU, o aumento inicial das autuações ocorreu após a instalação de 20 novos equipamentos de fiscalização em diferentes pontos da cidade. Apesar disso, o órgão afirma que houve redução mensal no número de infrações ao longo do ano.
Além da Avenida do Turismo, outras vias com fiscalização eletrônica também apresentaram altos índices de infrações, como a Avenida Torquato Tapajós (15.669) e a Avenida Coronel Teixeira (11.802). A previsão é que até o final de 2025, 41 pontos de controle estejam em funcionamento em Manaus.