O estado do Amazonas foi classificado como o pior do país para dirigir, de acordo com o estudo IRIS 2025 (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança), divulgado neste domingo (21) pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A pesquisa avaliou todos os estados brasileiros e o Distrito Federal com base em critérios relacionados à segurança no trânsito.
Com nota geral de 1,86 em uma escala de 0 a 5, o Amazonas ficou na última posição do ranking. O estudo levou em conta sete pilares: infraestrutura, vias seguras, fiscalização, gestão da segurança viária, comportamento seguro, educação para o trânsito e atendimento às vítimas.
LEIA TAMBÉM: Empresário Robson Tiradentes se envolve em acidente com jet ski que deixa três desaparecidos
Entre os fatores que contribuíram para o desempenho negativo estão a baixa qualidade das vias, ausência de ações educativas e falhas na gestão integrada do trânsito. O estado recebeu nota 0,6 no quesito “vias seguras” e não pontuou em “educação para o trânsito”.
O relatório também destacou a carência de infraestrutura hospitalar e de equipes especializadas para atendimento em acidentes, além da baixa presença de fiscalização efetiva, o que compromete a segurança nas estradas.
No ranking geral, Pará (2,14) e Amapá (2,29) também figuram entre os estados com pior desempenho. Já o Distrito Federal (4,00) obteve a melhor avaliação.