Zeus, cão da Polícia Militar do Amazonas, se tornou o principal nome no combate ao tráfico de drogas no estado. Da raça pastor-belga malinois, ele atua em Tabatinga, na região de tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, e é o recordista em apreensões de entorpecentes no estado.
Desde que chegou ainda filhote em 2021, vindo de Manaus, Zeus se destacou pela capacidade de detectar drogas em esconderijos complexos. Ele faz parte do canil da PM ao lado de outros dois cães da mesma raça, Artemis e Sophie, mas é o único nascido e treinado no Brasil.
LEIA TAMBÉM: Cadela Athena ajuda PMAM a apreender mais de 11 quilos de drogas escondidas em carga de farinha
Entre as apreensões realizadas por Zeus, estão drogas escondidas dentro de frutas como bananas, milho e cebolas, onde os traficantes cortam, preenchem com cocaína ou pasta base e colam as cascas novamente. O cão também localizou entorpecentes em compartimentos ocultos de embarcações e até em tanques de combustível, exigindo o uso de equipamentos especiais para remoção segura da carga.
Um dos casos mais complexos envolveu um barco transportando botijões de gás. Os recipientes foram abertos, recheados com droga, soldados e pintados, mas Zeus conseguiu identificar o material ilícito pelo cheiro.
Zeus atua em operações nas bases fluviais do Rio Solimões, área estratégica para a fiscalização de embarcações. O Amazonas foi o terceiro estado com maior número de apreensões de drogas no país no ano passado, com 43 toneladas, e a atuação do cão tem sido fundamental nos resultados obtidos.