O governador Wilson Lima entregou, nesta terça-feira (26), equipamentos para entidades de pesca e anunciou a criação de uma linha de crédito exclusiva para a categoria, durante evento na Arena da Amazônia, em Manaus. As medidas beneficiam diretamente cerca de 55 mil pescadores em todo o estado, alcançando todos os municípios e ampliando as condições de trabalho e renda da categoria.
“Aqui nós estamos entregando mais de 700 itens que vão beneficiar aproximadamente 55 mil trabalhadores da pesca. Isso faz a diferença na vida das pessoas, dá oportunidade e transforma realidades. Nenhum programa social ou ambiental se sustenta se o pescador não tiver renda, se o trabalhador não tiver renda. É por isso que estamos disponibilizando também R$ 10 milhões em crédito, para que quem não foi contemplado hoje possa comprar o seu bote, o seu apetrecho de pesca e os insumos necessários para a atividade”, afirmou o governador Wilson Lima.
Foram entregues 115 canoas, 115 motores rabetas, 14 lanchas cobertas com motor de popa, 14 computadores com impressoras, além de 500 filtros e 10 aeradores. O reforço garante melhores condições de transporte do pescado e fortalece a cadeia produtiva em todas as regiões do estado.
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima diz que Amazonas vai realizar transplante de fígado
Na mesma ocasião, Wilson Lima assinou o Acordo de Cooperação Técnica nº 3/2025 entre a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Sepa. O convênio disponibiliza R$ 10 milhões em microcrédito e crédito de varejo destinados exclusivamente a pescadores e aquicultores, com vigência inicial de cinco anos. Pelo menos 60% dos recursos serão aplicados no interior, garantindo que o crédito chegue diretamente às comunidades pesqueiras.
Segundo o modelo adotado, a Sepa será responsável pelo atendimento, orientação técnica e conferência de documentação, enquanto a Afeam fará a análise, contratação e monitoramento dos financiamentos. A iniciativa também prevê treinamentos em temas como responsabilidade socioambiental, integridade e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), incentivando a formalização e a sustentabilidade no setor.
Pesca esportiva
Durante o evento, o governador também assinou a Portaria nº 031/2025, que institui o primeiro quadro oficial de arbitragem de torneios de pesca esportiva do Amazonas. A medida inédita reconhece a modalidade como esporte de alto rendimento e de relevância econômica e cultural, alinhando o estado às práticas regulatórias adotadas em outros esportes e fortalecendo o segmento que mais cresce dentro do setor pesqueiro.