O Instituto MĂ©dico Legal (IML) divugou, nesta quarta-feira (07/08), a imagem de um homem que morreu e pode ser enterrado como indigente caso ninguĂ©m da famĂlia apareça para fazer o sepultamento. O cidadĂŁo foi identificado como JosĂ© de Arimateia da Silva Sarmanho e tinha 49 anos de idade e estĂĄ prestes a ser classificado como indigente.
Conforme o IML, familiares dele devem comparecer à sede da unidade para realizar o reconhecimento do corpo. O homem deu entrada ao IML nesta quinta-feira (07/08), após falecer no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo (SPA).
A identificação foi realizada por meio do procedimento de necropapiloscopia, que utiliza as digitais para confronto com o registro civil. Sem uma famĂlia para fazer o sepultamento, o homem poderia ser enterrado como indigente. O processo foi conduzido por peritos do IML em parceria com especialistas do Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo (IIACM).
O IML reforça que os corpos que aguardam liberação por familiares permanecem na instituição por um perĂodo de atĂ© um mĂȘs. ApĂłs esse prazo, sĂŁo sepultados em Manaus como pessoas nĂŁo identificadas, ou seja, como indigentes.
A liberação do corpo só pode ser realizada por familiares, que devem procurar o setor de Serviço Social da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para evitar que seja sepultado como indigente, os familiares do falecido devem realizar a liberação dentro do prazo. Mais informaçÔes podem ser obtidas pelo telefone (92) 3216-6040.
O Instituto MĂ©dico Legal estĂĄ localizado na avenida Noel Nutels, nĂșmero 300, no bairro Cidade Nova 2, zona norte de Manaus.